sexta-feira, 4 de abril de 2008

Informações e Regulamento

SISTEMA DE DISPUTA DO CAMPEONATO


O campeonato terá inicio dia 05 de Abril de 2.008, as 14:00 horas na sede campestre do SINDIMOC, situada na Estrada da Ribeira sem numero, na localidade Borda do Campo no município de São José dos Pinhais.
As equipes serão divididas e dois grupos, aonde terão confrontos diretos contra todos os adversários que estejam no outro grupo. Cada grupo será definido em um sorteio realizado pela coordenação do campeonato.
A definição do grupo será em turno único, aonde se classificaram as quatro (4) melhores equipes de cada grupo. Os jogos das oitavas de finais serão decididos em um mata-mata; sendo que o primeiro (1º) colocado de cada grupo enfrentara o quarto (4º) colocado do outro grupo e o segundo (2º) colocado disputara com o terceiro (3º) do outro grupo.
Os vencedores destes confrontos se classificam para as quartas de finais, aonde terão um cruzamento entre o vencedor do jogo um (1) contra o vencedor do jogo três (3); e o vencedor do jogo dois (2) contra o vencedor do jogo quatro (4). Estas partidas também serão decidas do modo mata-mata.
Os ganhadores vão disputara final em dois jogos. Na final não terá a vantagem numérica de gols, sendo que a equipe que tiver uma vitória e um empate se tornara campeã. Em caso de uma vitória pra cada equipe nos dois jogos; no segundo jogo, o campeão será decido na prorrogação, 15 (quinze) minutos cada tempo e se permanecer o empate pênaltis.
As cobranças de pênaltis só poderão ser realizadas pelos atletas que terminaram a partida jogando (em campo), sendo três cobranças por equipe, caso permaneça empate, depois das três cobranças, os pênaltis serão alternados ate que haja desempate de gols.
Para os finalistas, os quatro (04) melhores colocados, será oferecido um jantar para entrega dos troféus, medalhas aos quatro (04) primeiro colocados e prêmios aos destaques do campeonato, tais como artilheiro, goleiro menos vazado e outros.
Será entregue ao Campeão um troféu transitório, aonde será colocada uma placa de identificação com o nome e o ano que a empresa foi campeã. Este troféu terá que ser devolvido no começo do próximo campeonato, para uma nova disputa, sendo que a responsabilidade do troféu será da equipe campeã durante o ano. Em caso de três (03) conquistas consecutivas, o troféu será entregue para empresa que terá o direito de ficar com o mesmo.
REGULAMENTO INTERNO - EDIÇÃO 2008.

CAPÍTULO I
Das Inscrições e Disposições Preliminares

Art. 1º - O campeonato Interno de Futebol Categoria Veterano, nascidos até o ano de 1.973, promovido pelo SINDIMOC – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana, será disputado por funcionários, diretores, proprietários e demais pessoas que comprovem vinculo com as empresas de ônibus de Curitiba.
§ primeiro – Todos os atletas inscritos deverão comprovar vinculo com a empresa que vai representar, sendo por meio do crachá da URBS. Salvo os diretores e donos que serão confirmados atreves de oficio da própria empresa. Todos os inscritos serão fiscalizados pela coordenação junto à empresa e a URBS.
§ segundo – Todos os atletas e demais inscrito, deverão doar um (01) quilo (kg) de alimento não perecível (menos sal e fubá) na data da entrega da inscrição.
§ terceiro – Todos os atletas deverão ter idade igual ou superior a 35 anos ou nascido no ano de 1973, aonde completaram idade regulamentada dentro do ano de 2.008.
Art. 2º - As equipes deverão usar na competição uniforme esportivo, devendo o mesmo ser numerado, sem repetição de números. O uniforme básico é camisa, calção e meias, sendo que o mesmo devera obedecer a um só padrão de cor.
§ Único - Em hipótese de uniforme parecido, SINDIMOC fornecerá coletes numerados para uma equipe determinado pelo o arbitro da partida.
Art. 3º - As equipes participantes da competição reconhecem a Comissão de Disciplina como única e definitiva instância para resolver as questões que sejam entre elas, ou entre elas e a Diretoria de Esportes do SINDIMOC, renunciando expressamente, assim, de valer-se do Poder Judiciário.
Art. 4º - Cada equipe é obrigada a participar das partidas nas datas e horários estabelecidos na tabela ou em boletim informativo.
§ Único - No caso do time abandonar a competição não poderá ser inscrito no próximo campeonato.
Art. 5º - Só serão aceito fichas de inscrição completa, com nome completo do atleta, numero do crachá e numero do RG. Não será permitido escrever novos atletas durante o campeonato.
CAPÍTULO II
Dos Troféus e dos Títulos

Art. 6º - As equipes serão assim premiadas:
a) Campeã - Troféu e medalhas. b) Vice-Campeã - Troféu e medalhas. c) Terceiro Colocado - Troféu e medalhasd) Quarto colocado – Troféu e medalhase) Troféu Disciplina - Troféuf) Artilheiro e Goleiro menos vazado - Troféu.
§ Único – Será realizado um jantar no termino do campeonato, para as Quatro (04) equipes finalistas, para a entrega dos troféus e medalhas.

CAPÍTULO III
Da contagem dos Pontos

Art. 7º - A competição será regida pelo sistema de pontos ganhos, observando-se os seguintes critérios para pontuação:
a) Vitória = 3 (três) pontos. b) Empate = 1 (um) ponto. c) Derrota = 0 (zero) ponto. d) WO = 3 (três) pontos para a equipe que compareceu ao local do jogo.
§ Único - em caso de quebra de ônibus no decorrer do trajeto, empresa para o campo, será remarcada a partida e não será considerado WO.
CAPÍTULO IV
Da organização e Direção da Competição

Art. 8º - A competição será organizada e supervisionada por uma coordenação disciplinar e técnica do SINDIMOC e regida pelas leis e normas vigentes e por este Regulamento, tais:
a) Elaborar as tabelas da competição. b) Tomar providências de ordem técnica, necessárias à organização da competição. c) Designar data e hora para realização dos jogos.
Art. 9º - Na primeira fase, as equipes serão divididas em dois grupos, aonde se enfrentaram em turno único contra as equipes do outro grupo (Grupo “A” X Grupo “B”). As quatro primeiras equipes de cada grupo, com maior numero de pontos, estarão classificadas para a próxima fase (Quartas de finais); essas quatro equipes jogarão entre si, num cruzamento de grupos, ou seja, o primeiro contra o quarto e o segundo contra o terceiro. Os vencedores irão para as semifinais em um novo cruzamento. Os ganhadores destes jogos decidiram o campeonato em dois jogos, sem contagem de gols, sendo decido em uma vitória e um empate nos dois jogos.
§ Único - Havendo empate, nas partidas finais, terá prorrogação de dois tempos 10 minutos, com intervalo de 05 minutos e sem morte súbita. Permanecendo empate, haverá cobrança de três penalidades alternadas. Havendo novo empate nos pênaltis, será cobrado pênalti alternado ate uma equipe obter a vantagem.

CAPÍTULO V
Do Adiamento e da Suspensão das Partidas

Art. 10º - Qualquer partida, em virtude de mau tempo, ou outro motivo de força maior, poderá ser adiada somente pela coordenação do campeonato, na qual entrara em contato com representante de cada equipe interessada, até 2 (horas) horas antes do início do jogo.
Art. 11º - O Árbitro é a única autoridade competente para decidir no campo de jogo, por motivo relevante ou de força maior, o adiamento ou a suspensão de uma partida.
§ primeiro - Uma partida somente poderá ser interrompida ou suspensa quando o Arbitro responsável pela partida, decidir que não a condições de continuar o jogo. Poderá o arbitro interromper pelos motivos abaixo relacionados:
a) Falta de garantias; b) Conflitos ou distúrbios graves no campo.
§ segundo - Nos casos previstos nas alíneas a) e b) parágrafo anterior, a partida será definitivamente suspensa se não cessarem, após 30 minutos, os motivos que originaram a interrupção.
Art. 12º - As partidas suspensas voltarão a ser jogadas integralmente, desde que nenhuma das duas equipes tenha causado a suspensão no momento em que se deu o fato, cabendo à coordenação do campeonato há designar o dia e hora da nova partida.

CAPÍTULO VI
Da Condição de Jogo dos Atletas

Art. 13º - Cada equipe será formada por 8 (oito) atletas, sendo 7 (sete) jogadores de linha e 1 (um) goleiro. O mínimo de atletas para se dar início ou continuação a uma partida será de 5 (cinco) atletas.
§ primeiro - No banco de reservas poderão ficar somente os atletas inscritos, devidamente uniformizados e identificados em súmula.
§ segundo - Além dos suplentes, só poderá compor o banco de reservas mais duas pessoas, devidamente inscritas na ficha de inscrição e identificadas em súmula, tais como: um treinador, um auxiliar ou massagista.
§ terceiro - Em hipótese alguma poderá o atleta eliminado da competição ser substituído por outro.
Art. 14º - O atleta inscrito em uma equipe, não poderá competir por outra equipe.
Art. 15º - O atleta só poderá usar chuteiras socety ou tênis sem travas.É obrigatório o uso de caneleiras em todos os atletas;
§ Primeiro - Em caso de violação deste artigo o atleta infrator será expulso e ficará suspenso por uma rodada.
§ Segundo - Em caso de reincidência, o atleta será excluído da competição.

CAPÍTULO VIII
Da Arbitragem

Art. 16º - A arbitragem das partidas ficará ao encargo do FPF (Federação Paranaense de Futebol).
Art. 17º - O Árbitro só dará início a partida após certificar-se de que os atletas das equipes disputantes assinaram a súmula do jogo, após previamente identificados.
Art. 18º - O Árbitro e o único responsável pela partida e o andamento da mesma, sendo ele o único a fazer o relatório dos jogos para a avaliação da coordenação do campeonato, no aspecto técnico e disciplinar.

CAPÍTULO IX
Das Infrações e Penalidades

Art. 19º - Ressalvadas as sanções de natureza regulamentar aqui expressamente prevista, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas pela Comissão Organizadora e Disciplinar do Campeonato.
Art. 20º - Em casos de agressão física (tentada ou consumada) a Diretores do SINDIMOC, representantes de equipes, árbitros e empregados do local, caberá à Comissão Organizadora e Disciplinar adotar as medidas pertinentes.
§ primeiro - A tentativa de agressão física ao Árbitro e as seus assistentes importará na prévia suspensão do atleta infrator até que a Comissão Organizadora e Disciplinar aprecie seu caso e adote as providências cabíveis.
§ segundo - A física consumada, bem como a cusparada, por parte dos atletas ao árbitro e/ou seus auxiliares, importará na eliminação sumária do agressor da competição.
§ terceiro - Os atletas somente terão condições de jogo após o cumprimento das penalidades. Art. 21º - Qualquer atleta que, comprovadamente apresentar conduta anti-desportiva ao longo da competição, poderá ficar proibido de disputar a competição da modalidade no ano seguinte, de acordo com decisão da Comissão Organizadora e Disciplinar.
§ Único - Facultar-se-á ao atleta penalizado apresentar recurso, que obrigatoriamente será apreciado pela Comissão Organizadora e Disciplinar, cabendo a ela manter ou não a penalidade.
Art. 22° - Se no decorrer da partida, alguma das equipes ficar com número de atletas reduzido a menos de 5 (cinco), ela será encerrada pelo árbitro, observando o prazo de 10 (dez) minutos.
Art. 23º - Sempre que uma equipe atuar apenas com 5 (cinco) atletas e tiver um ou mais elementos contundidos, poderá o árbitro conceder o prazo de até 10 (dez) minutos para seu tratamento ou recuperação.
§ Único - esgotado o prazo previsto neste artigo, sem que os atletas tenham sido reincorporados à equipe, o árbitro encerrará a partida, valendo o placar final.

CAPÍTULO X
Disposições Gerais e Finais

Art. 24º - Critérios de desempate:
a) Maior número de vitórias; b) Saldo de Gols; c) Maior quantidade de gols marcados; d) Confronto direto; e) Sorteio.
Art. 25º - Somente haverá tolerância para a primeira partida da rodada. O árbitro aguardará por até 15 (quinze) minutos, findos os quais, será decretado o W X O, na forma do que dispõe esse Regulamento.
Art. 26º - Cada partida terá duração de 50 (cinqüenta) minutos, divididos em 02 (dois) tempos iguais de 20 (vinte) minutos, com intervalo de 10 (dez) minutos.
Art. 27º - Não haverá limites de substituições, podendo o atleta entrar e sair quantas vezes quiser.
Art. 28º - Os laterais serão cobrados com a mão e os escanteios com os pés.
Art. 29º - Não serão validados gols em cobrança de laterais ou de tiros de meta.
Art. 30º - O atleta que receber 2 (dois) cartões amarelos, sendo um em cada partida, estará automaticamente suspenso da próxima partida da sua equipe.
Art. 31º - Durante cada etapa da partida, ao atingir o número de 7 (sete) faltas coletivas pela equipe infratora, na 8ª falta, e seguintes, a equipe adversária terá direito a cobrar tiros livres diretos, sem barreira, com a bola posicionada aonde ocorreu a falta.
§ primeiro - O atleta que cometer 5 (cinco) faltas individuais será substituído, não podendo retornar na partida.
§ segundo - As faltas coletivas acumuladas no primeiro tempo serão desconsideradas para efeito de nova contagem no segundo tempo, quando então iniciar-se-á nova contagem.
§ terceiro - As faltas acumuladas no segundo tempo continuarão valendo para a prorrogação.
Art. 32º - No caso de uma partida ter sido suspensa, só poderá participar da complementação da nova partida, os atletas que, no momento da suspensão, tinham condições de jogo, ou seja, os atletas constantes da súmula do jogo suspenso.
Art. 33º - Se uma partida tiver disputa de penalidades máximas para saber quem será o vencedor, só poderão bater os penais os atletas que terminarem jogando.
Art. 34º - O atleta expulso em uma partida, ficará automaticamente suspenso da próxima partida.
§ único – O atleta será julgado pela coordenação disciplinar do campeonato pela sua expulsão, podendo pegar mais jogos de suspensão e ate ser banido do campeonato.
Art. 35º - Os atletas só poderão participar de uma partida se tiver assinado a súmula mediante apresentação do documento oficial com foto.

Por ser verdade e obrigatório, cada equipe e seus atletas deverão seguir os artigos e incisos regulamentados aqui

DENISON PIRES
Presidente do SINDIMOC

quarta-feira, 2 de abril de 2008

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Trabalhadores do Transporte de Curitiba e Região Metropolita, encerrou dia 31 de março de 2.008, as inscrições para o 2º Campeonato de Veteranos.
Estão reunidas neste campeonato varias empresas com suas equipes buscando o título do campeonato, atletas querendo demonstrar o futebol arte que vivem atrás dos volantes e catracas, buscando no esporte uma alegria e uma satisfação de bem estar. Por isso vamos fazer deste campeonato um marco de amizade e alegria, que a paz esteja conosco em todos os jogos.

Denilson Pires
Presidente do SINDIMOC